A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS PARA A ALFABETIZAÇÃO

sexta-feira, 7 de maio de 2010


Durante os primeiros anos de vida as crianças vão construindo maneiras de relações com o mundo e com as pessoas. Através de seu convívio com o meio ela passa a interagir com o emocional, o reconhecimento do próprio corpo, tudo influencia para que este indivíduo, nesta fase, desenvolva mais os critérios emocionais que os lógicos e objetivos.

Ricos de significados, com estrutura simples, histórias simples e personagens com características pessoais, os contos de fadas envolve a mente infantil, entretendo-as e estimulando a imaginação, sendo um dos mais eficazes na transformação de pequenos leitores. Este material também envolve diretrizes de como a criança deve se comportar diante da sociedade, deixa claro que para tudo existe uma solução que direciona o caminho a um final feliz e, uma vez partilhando deste mundo mágico a criança adia a percepção complexa do mundo que destrói as fantasias.


Mas é necessário saber que a importância dos contos de fadas vai muito além de sua característica lúdica. Os contos, geralmente, são utilizados por adultos interlocutores voltados ao entretenimento já que existe um interesse especial por estas histórias, independente de classes sociais. E este material como aliado da leitura e escrita é capaz de revestir uma linguagem de qualidade e estética para a escrita, levando as crianças a aprenderem muito mais que letras, passam a ser capazes de compreender gêneros, estrutura textual, entre diversos recursos linguísticos.


Ouvir histórias é importante para a formação de qualquer criança, escuta-las já é o início da aprendizagem onde elas terão um caminho de inúmeras descobertas e compreensão do mundo, é uma forma de entender o mundo e seus conflitos, e a solução para problemas que todos os personagens encontram, e que também dará estímulos para que eles superem seus próprios obstáculos. Os contos de fadas como componente de um ambiente alfabetizador possui poderes imensuráveis,mas para que ele tenha o seu papel aplicado de maneira correta em sala de aula é necessário a intervenção de um adulto-orientador para adaptar o andamento das atividades às necessidades do grupo.

1 comentários:

Anônimo disse...

Ótima iniciativa! Parabéns!

Postar um comentário